39ª Reunião Anual da SBQ teve como tema central “Criar e Empreender”

A 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (39ª RASBQ) deste ano foi realizada em Goiânia (GO), de 30 de maio a 02 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia.

A SBQ é a principal sociedade de química do país e uma das maiores sociedades científicas da América Latina – Foto: Lilian Freitas

A SBQ volta para a região Centro-Oeste depois de quase 30 anos. Com isso a SBQ confirma o seu contínuo esforço para o desenvolvimento sustentável da química em todo território nacional.

As Reuniões Anuais da SBQ têm sido um crescente sucesso e, neste ano não foi diferente, ela contou com grande participação da comunidade brasileira de química e áreas afins, representada por profissionais em todos os níveis de formação, incluindo professores e pesquisadores sêniores, estudantes de pós-graduação e de graduação, e estagiários de pós-doc.

A programação da 39ª RASBQ contou com 8 Workshop, 13 minicursos, 1 conferência de abertura, 2 simpósios, 4 sessões temáticas, 1 atividade especial voltada para a comunidade e/ou escolas locais, 16 conferências convidadas, 20 sessões coordenadas, 3 sessões de painéis, assembleias regionais e divisionais, assembleia geral, além de premiações e lançamentos de livros.

Além disso, destacou-se a sessão com o Nobel. Foi primeira vez que um premiado com a distinção máxima da ciência conferiu uma palestra em Goiânia.

foto
A professora (foto) Heloísa de Oliveira Beraldo, Prof. do Departamento de Química da UFMG, realizou a Conferência de Abertura – Foto: Lilian Freitas

A abertura foi ministrada pelo Secretário Geral da SBQ, Presidente da CO da 39ª RA, Luiz F. Silva Jr e pelo Presidente da SBQ, Adriano Andricopulo.

Na sequência, os participantes prestigiaram a Conferência de Abertura realizada pela professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloisa de Oliveira Beraldo, com o tema “The role of Inorganic Chemistry in Drug Discovery”.

Para incentivar ainda mais a interação entre todos os participantes após o evento de abertura foi oferecido um coquetel.

A 39ª RA da SBQ escolheu como tema central “Criar e Empreender”.

Todas as suas atividades foram voltadas para produzir um ambiente propício para inspirar novos empreendedores ao trazer casos de sucesso em várias atividades, tanto no Brasil quanto no exterior, tanto em universidades quanto na iniciativa privada.

Atualmente, o mundo vive em busca de criar e empreender para um desenvolvimento sustentável.

Confira mais da programação:

-Sessão de Homenagens: Na Sessão de Homenagens foram entregues prêmios para personalidades de destaque da ciência brasileira, são eles:

  • Prêmio Revista Virtual de Química

– Etelvino José Henriques Bechara (IQUSP)

  •  JBCS Medal of Honor

– Jailson Bittencout de Andrade (UFBA)

  • Prêmio “Hans Viertler”

-Rodrigo Alejandro Abarza Munoz (UFU)

  • Prêmio QNInt “Jailson Bittencourt de Andrade”

– Claudia Moraes de Rezende (UFRJ)

  • Medalha Simão Mathias

– Heloisa de Oliveira Beraldo (UFMG)

-Sessões Coordenadas: Neste ano a Reunião contou com a apresentação de 20 temas que foram ministrados nos dias 31 e 01.

Cada um dos temas foi coordenador por um professor e teve um conjunto de apresentações orais ligadas ao tema central da sessão. Ao final de cada apresentação, o coordenador mediou discussões em torno dos trabalhos apresentados.

-Sessão Especial: Uma Sessão Especial, com o tema “Desafios Atuais no Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, também estava na programação. A sessão foi coordenada pelo Prof. Dr. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (UFRJ) e contou com a participação dos professores Fernando Galembeck (UNICAMP) e Hernan Chaimovich (IQUSP).

-Sessões Temáticas: Foram quatro Sessões Temáticas com os seguintes temas: “A Reinvenção da Química Através da Biotecnologia Industrial”; “Da Criação ao Desenvolvimento de Novos Fármacos – Experiências e Desafios para a Química Brasileira”; “Novos Materiais para a Fabricação de Sensores” e “100 Anos da Teoria de Lewis”.

-Simpósios:

  • Criar e Empreender – coordenador: Adriano Andricopulo, Presidente da SBQ

Participantes: Cândido Borges, UFG; Norberto Peporine Lopes, FCFRP-USP; Fernando Albericio, University of Barcelona / University of KwaZulu-Natal, South Africa.

  • Base Nacional Comum Curricular – Coordenador: César Zucco, UFSC

Participantes: Jailson Bittencourt de Andrade, UFBA; Eduardo Mortimer, UFMG; Luiz Roberto Liza Curi, CNE.

-Sessão Nobel: Prêmio Nobel de Química de 2002: Kurt Wüthrich, The Scripps Research Institute, La Jolla, CA 92037, USA and ETH Zürich, CH-8093 Zürich, Switzerland.

nobel
A conferência do Dr. Wüthrich discutiu o tema “NMR in 2016 – Fruits from Two Centuries of Basic Research” – Foto: Marcus de Melo/Divulgação SBQ

Kurt Wüthrich foi premiado com o Prêmio Nobel em Química, em 2002, pelo desenvolvimento da técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para elucidação de estruturas de macromoléculas, o que tornou possível usar a RMN para estudar as proteínas em solução.

A descoberta revolucionou a forma de desenvolver novos fármacos e medicamentos, pois possibilitou o estudo das moléculas em condições próximas às fisiológicas, em ambiente similar ao do interior da célula.

Durante a conferência com o tema “NMR in 2016 – Fruits from Two Centuries of Basic Research”, o Dr. Wüthrich fez um passeio pela descoberta e evolução da técnica, rendendo tributo àqueles que pavimentaram a via científica, para que pudesse chegar ao estudo que lhe rendeu o Nobel.

O professor apresentou cientistas que foram pioneiros no campo de estudo da RMN. Pieter Zeeman (1865- 1943) recebeu, em 1902, o Prêmio Nobel de Física, por seu trabalho sobre radiações eletromagnéticas.

Cinquenta anos depois, Felix Bloch (1905-1983) e Edward Mills Purcell (1912-1987) foram distinguidos com a mesma honraria, em 1952, pelo desenvolvimento de métodos para a medição do magnetismo nuclear, especialmente a Ressonância Magnética Nuclear.

Atualmente, professor do Instituto Scripps, no estado da Califórnia, nos EUA, e docente na Escola Politécnica Federal de Zurique (ETH), na Suíça; desde julho de 2012, o Prof. Wüthrich atua ainda como Professor Visitante Especial na Pós-graduação em Química Biológica da UFRJ.

Em terras brasileiras através do Programa “Ciência sem Fronteiras”, o Nobel orienta alunos de doutorado e pós-doutorado vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB).

Atualmente o professor Kurt Wüthrich trabalha com receptores acoplados à proteína G, que são alvos de 40% dos medicamentos prescritos hoje em dia. O seu maior desafio, segundo ele mesmo, é estudar como as proteínas se desdobram, pois, essa pode ser a chave para a cura de diversas doenças e o desenvolvimento de futuros medicamentos.

-Sessões de Painéis

Todos os trabalhos, sem exceção, foram apresentados na forma de painéis no dia e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora.

Confira lista dos painéis premiados na 39ª Reunião Anual da SBQ aqui.

SBQ na Escola

A SBQ também proporcionou uma atividade voltada a estudantes do ensino Fundamental e Médio na 39ª Reunião Anual.

img_4246
Alunos construindo moléculas a partir de modelos feitos com garrafas de PET – Foto: Lilian Freitas

Com o tema de Química e Alimentos, a atividade foi realizada em uma mostra interativa que teve três partes.

Enquanto alguns alunos estavam “botando a mão na massa” em experimentos, outros estavam construindo moléculas a partir de modelos feitos com garrafas de PET. Além disso, houve uma mostra de painéis com curiosidades sobre a Química dos alimentos.

Os experimentos e workshop de moléculas foi coordenado pelos professores Márlon Soares, da UFG, e Alfredo Luis Mateus, do Colégio Técnico da UFMG, ambos especializados em ensino de química e divulgação científica.

Esse tipo de atividade não é novidade, mas tem se mostrado eficiente em ocasiões anteriores. Na Reunião Anual de 2015, em Águas de Lindóia (SP), o tema foi a Química e a Luz, e a plateia foi grande, com cerca de 500 estudantes da rede pública local.

ExpoCenter SBQ:

thermo
ExpoCenter – Foto: Lilian Freitas

Os participantes da 39ª Reunião também tiveram a oportunidade de visitar a Exposição realizada pelas empresas patrocinadoras.

A ExpoCenter, que aconteceu em paralelo ao congresso científico, contou com a presença de empresas que participam ativamente do processo de crescimento da Química brasileira em todos os seus aspectos e formas de atuação.

Confira lista de expositores aqui.

No evento, a Shimadzu do Brasil anunciou que a Sinc do Brasil passa a fazer parte do Grupo Shimadzu.

shi
A Shimadzu Corporation acredita no potencial do Brasil e com este grande investimento contribuirá ainda mais para a qualidade e excelência da ciência no país – Lilian Freitas

“Aos 141 anos da Shimadzu no mundo somam-se os 30 anos de experiência da Sinc do Brasil no mercado brasileiro, que proporcionarão a todos os clientes, parceiros e aos mercados de instrumentação analítica e médica, uma estrutura mais robusta e eficaz” destacou Shunei Matoba, Presidente Shimadzu do Brasil.

A nova Shimadzu do Brasil expandirá seus negócios em todos os segmentos do mercado por meio do aperfeiçoamento dos serviços prestados.

Tanto a Shimadzu quanto a Sinc continuarão prestando o mesmo serviço de qualidade para todos os produtos comercializados por ambas.

A Shimadzu Corporation acredita no potencial do Brasil e com este grande investimento contribuirá ainda mais para a qualidade e excelência da ciência no país, proporcionando sempre o melhor para os seus clientes.

Saiba mais: www.sbq.org.br/39ra/

Fonte: Redação