4º Encontro discutiu inovações da especiação química

A cidade de Curitiba recebeu entre os dias 09 e 12 de dezembro de 2014 o 4º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeQBrasil).

EspeQ

O EspeQBrasil foi criado a partir de um workshop sobre Análise Química de Especiação realizado na 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em 2006.

O encontro contou com a presença de especialistas do Brasil e do exterior, que articularam discussões sobre os progressos e desafios do tema especiação.

No evento também participaram professores, pesquisadores de pós-graduação e graduação, profissionais da indústria química, do setor petroquímico, de laboratórios de análise e de qualidade, entre outros.

O EspeQBrasil a cada edição se consolida mais como fórum multidisciplinar de discussões envolvendo o tema Especiação Química.

Durante a programação do evento os participantes prestigiaram conferências de cientistas líderes em várias áreas que estão em evidência no cenário científico internacional, apresentações de trabalhos em sessões orais e de painéis, minicurso, além de uma exposição de produtos e serviços de empresas.

O encontro foi possível graças a dedicação da Comissão Organizadora, composta pelo Prof. Marco Grassi (UFPR), pelo Prof. Gilberto Abate (UFPR) e pela Prof.ª Vanessa Egéa do Anjos (UEPG), que não mediu esforços para promover mais um evento de sucesso.

Prêmio 4º EspeQBrasil – Incentivo a Jovens Doutores

Foto: Divulgação
A comissão avaliou a relevância do trabalho no âmbito do tema Especiação Química – Foto: Divulgação

A Comissão Organizadora do 4º EspeQBrasil para incentivar a participação de jovens doutores no evento criou o Prêmio “incentivo Jovens Doutores”.

Para eleger o vencedor foi criada uma comissão formada por três membros do Comitê Científico, sendo eles a Prof.ª Andrea Pinto de Oliveira, a Prof.ª Vanessa Egéa dos Anjos e Prof. Gilberto Abate.

A comissão avaliou o caráter inovador do trabalho descrito no resumo submetido, assim como sua relevância no âmbito do tema Especiação Química.

Ao todo foram escolhidos três resumos para a premiação dos Jovens Doutores, que são:

1º Lugar – Marcela Zanetti Corazza (UEL): “Estudo de Poli(ácido metacrílico) e Poli(vinilimidazol) como fase extratora na especiação de Cr(III) e Cr(VI) e determinação por FAAS”.

Foi premiada com a isenção da taxa de inscrição no evento, com despesas de estadia (três diárias) no Hotel.

2º Lugar – Vívian da Silva Santos (FCE-UnB): “Fracionamento de Mn, Cu, Fe e Zn em açaí por SPE off-line e cromatografia preparativa com monitoramento por ICP-MS e RMN” e; Carlos Alfredo Suárez (CEA-UNESP): “Avaliação do desempenho de nanotubos de carbono multicamadas (MWCNTs) como agente ligante da técnica DGT”.

Os dois foram premiados com a isenção da taxa de inscrição no evento, com direito a uma diária com valor semelhante à do CNPq (R$ 320,00).

Todos os prêmios foram patrocinados pelo Comitê Organizador do 4º EspeQBrasil.