2ª Escola Brasileira de Espectrometria de Massas

Alunos assistindo a palestra da professora Catherine Costello, da Escola de Medicina da Universidade de Boston, EUA - Foto: 2nd IMSS
Alunos assistindo a palestra da professora Catherine Costello, da Escola de Medicina da Universidade de Boston, EUA – Foto: 2nd IMSS

Em dezembro passado, foi realizada de 06 a 11 de dezembro, no Hotel Sehrs em Natal, a 2nd International MS School.

Entre os 105 alunos inscritos, encontravam-se jovens espectrometristas de massas de todo o mundo: do Brasil, Canadá, USA, México, Uruguai, Peru, Chile, Argentina, Itália, Inglaterra, França, Paquistão, Holanda, Rússia, Israel, Austrália, Finlândia e Alemanha. A maior delegação foi a Brasileira, seguida da Itália, com 8 membros.

A escola contou com diversas palestras sobre as aplicações hoje mais importantes da técnica, como a mobilidade iônica, petroleômica, proteômica, ambient MS, ion imaging, espectroscopia de íons e aplicações da área médica e clínica.

Os palestrantes internacionais: Gianluca Giorgi (Itália) e Giuseppe Palmisano (Brasil/Itália), Ron Herren da Holanda, Demian Ifa do Canada, Ryan Rodgers e Catherine Costelo (presidente da IMSF) dos USA.

Alunos assistindo a palestra do professor Marcos N. Eberlin, da Universidade Estadual de Campinas - Foto: 2nd IMSS
Alunos assistindo a palestra do professor Marcos N. Eberlin, da Universidade Estadual de Campinas – Foto: 2nd IMSS

E os brasileiros: José Manoel Riveros (presidente emérito BrMASS) e Marcos Eberlin (presidente executivo BrMASS).

Além disso, os patrocinadores do evento também ofereceram palestras de qualidade e descreveram o que há de mais moderno em instrumentação.

Palestrantes dos patrocinadores: Drs. Gustavo Souza da Waters, Daniel Saidemberg da Shimadzu, Maurício Marques da Agilent, Luiz Fernando A. Santos da Bruker e Giueseppe Palmisano pela Thermo.

As escolas de MS que se iniciaram com a 1a. Escola de MS em 2014 também em Natal e agora com a 2nd IMSS, se estabeleceram como uma atividade que deve se repetir continuadamente e assim contribuir para a formação de uma sociedade brasileira de MS ainda mais forte e atuante do que já somos.

BrMASS 2016 acontecerá de 10 a 14 de dezembro

A 6ª edição do Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas (BrMASS 2016), será marcado pela presença de vários países Sul Americanos e Europeus, e então irá constituir o 1º Congresso Ibero Americano de MS.

O BrMASS 2016 acontecerá de 10 a 14 de dezembro no Rio de Janeiro, no Windsor Barra Hotel.

O congresso surgiu em 2005, quando o professor Dr. Marcos N. Eberlin, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP e também Presidente da International Mass Spectrometry Foundation, organização que reúne as sociedades de espectrometria de massas de todos os países, teve a ideia de reunir todos os interessados em espectrometria de massa (EM) em um mesmo local.

O BrMASS reúne vários palestrantes, grandes nomes da EM, além disso, também promove cursos para ensinar as técnicas para novos profissionais da EM. Ele também é o 3º em tamanho no mundo.

Fonte: BrMASS