BrProt discutiu futuras tendências da Proteômica

Entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2014, foi realizada, em Búzios (RJ), a 2ª Reunião da Sociedade Brasileira de Proteômica (BrProt). A reunião foi em conjunto com a 2ª Reunião Pan Americana HUPO (Human Proteome Organization).

O BrProt foi o maior evento nacional dedicado exclusivamente à área de Proteômica no ano de 2014.
O evento teve discussões sobre o conhecimento atual e sobre as futuras tendências da Proteômica, isto, através de conferências plenárias e pôsteres.

A Sociedade Brasileira de Proteômica foi criada para suprir a necessidade de uma área que cresceu nos últimos anos, antes eram realizados apenas simpósios dentro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia (SBBq), no entanto, com o tempo o encontro cresceu e o espaço ficou pequeno.

Contudo, o Prof. Dr. Gilberto Domont, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Proteômica, decidiu propor algumas mudanças dentro da própria reunião da SBBq, mas as suas ideias não foram bem recebidas.

Prof. Dr. Gilberto B. Domont – fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Proteômica.

“Eu propus que a reunião fosse realizada em setores, seria uma forma mais moderna, neste caso, a proteômica seria um setor, e assim a comunidade proteômica organizaria a sua reunião dentro da SBBq, mas não obtive sucesso. Depois em uma assembleia geral propus novamente a mudança e também foi rejeitada” explicou o Prof. Domont.

Diante disto, o Prof. Domont percebeu que a solução seria criar o próprio espaço para a Proteômica.

“Depois de tentar a mudança sem sucesso decidi sair, na verdade não sair, porque ainda sou membro da SBBq, mas decidi fundar a Sociedade Brasileira de Proteômica para ter o nosso espaço” disse.

Portanto, a Sociedade nasceu da necessidade de congregar cientificamente, politicamente e socialmente, os pesquisadores da área, e estreitar assim, os laços entre os pesquisadores.

A segunda reunião de Proteômica contou com a presença de pesquisadores renomados que apresentaram palestras sobre os seus campos recentes de estudo.

Ao todo, foram realizadas 11 conferências plenárias e 21 apresentações orais distribuídas em 9 Simpósios. Além disso, também ocorreram apresentações de pôsteres.

O próximo BrProt já tem uma novidade, a sua presidência será assumida pelo Prof. Dr. Marcelo Valle de Sousa, que é responsável pelo grupo de Pesquisa em Bioquímica e Química de Proteínas e o Núcleo de Proteômica da Universidade de Brasília.

“Eu não esperava assumir a presidência, eu acho que a ordem natural deveria ser o vice-presidente assumir, que é o Prof. Dr. Jonas Perales, ou então o Prof. Dr. Mario Sergio Palma, que é mais experiente do que eu. Mas eles estavam impedidos no momento por diversas razões, então acabaram me convencendo a assumir, e eu aceitei o desafio. E sem dúvida é um desafio mesmo, porque sempre ouço que organizar um encontro exige muita energia, muito tempo, então eu estou meio assustado, mas com certeza é um bom desafio, e nós vamos tentar fazer algo pelo menos parecido com o evento deste ano” afirmou o professor.

E o futuro presidente já tem alguns planos para o próximo BrProt.

“Nós podemos melhorar em alguns pontos. Um deles seria definir o programa científico com alguns meses de antecedência, desta forma, talvez conseguiremos atrair o interesse de mais pessoas. Outra coisa é que para sermos um evento respeitado teremos que cumprir os horários de início e término das palestras. Já a qualidade científica foi muito boa, trouxemos pesquisadores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, de alto calibre. Cientificamente é só manter. Também quero trazer para o evento, não apenas empresas de instrumentação científica, mas também empresas farmacêuticas, empresas de biotecnologia” destacou Sousa.

Os participantes, além de alimentar os seus conhecimentos, também puderam visitar os estandes dos expositores. Presentes na maioria dos eventos científicos, as empresas patrocinadoras apresentaram os seus lançamentos.

Confira os lançamentos das empresas:

Estande Waters.
Estande Waters.

“A Waters trouxe várias novidades para o BrProt, uma delas são as metodologias de aquisição de dados que permitem ao indivíduo detectar proteínas. O que acontece muitas vezes é que as proteínas que sinalizam doenças ou patologias em inúmeros tipos de mecanismos elas estão em concentrações muitas baixas, então a novidade que a Waters traz é um espectrômetro de massas capaz de detectar proteína com uma sensibilidade muito grande, mas sem perder a habilidade de detectar coisas que também são muito abundantes. Então as ordens de magnitude destes instrumentos são muito boas. E essa novidade se baseia em alguns métodos, esses métodos de aquisição são: o DDA com DIA juntos, que é feito pelo SYNAPT, métodos de aquisição MRM também podem ser feitos hoje com alta resolução. Outra novidade é o iKnife, que é um bisturi eletrônico capaz de permitir ao médico detectar quais são os fosfolipídios em tempo real, e assim ele pode extrair o tumor a nível molecular e evitar que ele retorne para o paciente depois de um tempo. Essa é uma novidade que Waters tem e que já está sendo utilizada e desenvolvida e em breve estará disponível para comercialização” destacou Gustavo Souza, cientista sênior da Waters.

Estande Agilent.
Estande Agilent.

“Um evento como este permite apresentar aos futuros pesquisadores os nossos equipamentos, assim como os nossos lançamentos, portanto, participar de um evento como BrProt é de extrema importância para Agilent. Este é o nosso primeiro ano no BrProt e está sendo uma ótima experiência. Além disso, eventos como este são uma maneira de estar em contato direto com futuros compradores. A Agilent trouxe para este evento o 6550 iFunnel Q –TOF, que agora incorpora a tecnologia iFunnel revolucionária para alcançar sensibilidade inigualável para as análises qualitativas e quantitativas mais desafiadoras” disse Irson Junior, Gerente de Contas da Agilent.

 

Estande Thermo.
Estande Thermo.

“A Nova Analítica e a Thermo Scientific sentem-se muito orgulhosas em prestigiar tão importante sociedade científica. A possibilidade de trocar informações e experiências com os usuários e pesquisadores, tanto do Brasil quanto do exterior, propicia uma oportunidade única de integração e entendimento, permitindo que novas ideias, soluções e parcerias sejam desenvolvidas com nossos clientes. A tecnologia de ponta desenvolvida pela Thermo Scientific está em constante evolução.

Estande Nova Analítica.
Estande Nova Analítica.

No BrProt foram apresentados não só os novos modelos de equipamentos, como o QExactive HF, como também vários softwares exclusivos, incluindo o LipdSearch, Sieve, e novas versões do ProSight e Proteome Discoverer. Foram também apresentados modos inovadores de análise proteômica utilizando os sistemas Orbitrap, como vDIA e PRM, este último desenvolvido e apresentado pelo Dr. Bruno Domon, do Luxembourg Clinical Proteomics Center” ressaltou José Felipe Lugão da Thermo.