Ver literatura

Análise ultrarrápida de solo agrícola por ICP OESAnálise ultrarrápida de solo agrícola por ICP OES

→ Faça o login para ver a íntegra deste trabalho

Resumo:

A pressão econômica pelo aumento da produção agrícola, com preservação ambiental, tem impulsionado os agricultores a adotarem a fertilização específica, a qual assegura a quantidade e o tipo ideais de nutrientes para o solo, com o mínimo de desperdício. Esta abordagem requer o diagnóstico prévio das necessidades nutricionais do solo, pela determinação das concentrações dos elementos nutrientes principais e abundantes, e dos micronutrientes.

Devido à incerteza inerente à amostragem do solo, a exatidão dos resultados não é uma prioridade, mas sim a rapidez na realização das análises. Na prática, um grande número de amostras de solo são analisadas na busca de tendências e o tempo de análise desejado deve ser inferior a 20 segundos por amostra.

Um método foi desenvolvido para a análise ultrarrápida de solo agrícola, em que uma amostra de solo foi extraída cinco vezes e cada extrato foi analisado dez vezes por ICP OES. O tempo total das análises destas 50 repetições foi de 11 min e 35 s, ou seja, 13,9 s/amostra. Os desvios-padrão relativos (RSD) de cada elemento foram <10%.