SIMCRO 2014 discutiu novas tendências das Ciências da Separação

Entre os dias 4 e 6 de setembro, realizou-se, no Arts & Convention Center na cidade de Campos do Jordão (SP), o 6° Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins (SIMCRO 2014).

O Simpósio, que foi promovido e coordenado pelo Comitê Científico e pelo Comitê Organizador, e que também contou com o apoio do Instituto Internacional de Cromatografia (IIC), foi o maior evento nacional dedicado exclusivamente às técnicas cromatográficas no ano de 2014.

O evento teve discussões sobre o conhecimento atual e sobre as futuras tendências nas Ciências da Separação e disciplinas associadas, isto, através de conferências plenárias e pôsteres.

“O SIMCRO foi criado em 1996 com a finalidade de ser um amplo fórum de debates sobre os últimos desenvolvimentos na área de Ciências da Separação e também para promover discussões que possam atribuir mais conhecimentos sobre as técnicas de cromatografia” afirmou o Prof. Fernando M. Lanças, presidente do SIMCRO e Professor Titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP).

Cursos Pré-Congresso (short-courses) – Quarta-feira (03/09)

Na quarta-feira (03/09), um dia antes à abertura oficial do evento, foram oferecidos quatro cursos em paralelo com duração de 8 horas cada.
A duração dos cur¬sos foi de um dia, sendo apresentados na forma de seminários por especialistas da área.

O curso de Avanços Recentes em HPLC foi coordenado pela Prof.ª Dra. Isabel C. S. F Jardim, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso de LC/MS e LC/MS/MS foi coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro J. dos Santos Neto, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), o curso de Avanços Recentes em GC Capilar e GC/MS(MS) foi coordenado pela Prof.ª Dra. Elena Stashenko, da Universidade Industrial de Santander, na Colômbia e por último o curso de Técnicas Modernas de Preparo de Amostras que foi coordenado pela Prof.ª Dra. Maria Eugênia Queiroz, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

Abertura do SIMCRO – Quinta-feira (04/09)

A Abertura do SIMCRO aconteceu na quinta-feira (04/09), às 8 horas, e contou com a presença dos membros do Comitê Científico do SIMCRO: Prof. Dr. Fernando M. Lanças (IQSC-USP, Presidente), Prof.ª Dra. Elena Stachenkp (Universidad of Bucaramanga) e a Prof.ª Dra. Maria Eugenia Queiroz (FCFRP-USP).

Abertura do SIMCRO com Prof.ª Dra. Maria Eugenia Queiroz, Prof. Dr. Fernando M. Lanças e Prof.ª Dra. Elena Stashenko - Foto Luciene Campos.
Abertura do SIMCRO com Prof.ª Dra. Maria Eugenia Queiroz, Prof. Dr. Fernando M. Lanças e Prof.ª Dra. Elena Stashenko – Foto Luciene Campos.

Ao abrir a sessão, o Presidente do SIMCRO, Prof. Lanças, anunciou quem seria o homenageado deste ano da “Medalha Ciola”, o mais prestigioso reconhecimento da área, e foi o Prof. Dr. Francisco Radler de Aquino Neto, Professor Emérito do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela sua contribuição ao desenvolvimento da área de cromatografia.

“Receber uma homenagem como está é sem dúvidas um grande reconhecimento dos anos de trabalho dedicados ao desenvolvimento da cromatografia, estou muito feliz e agradecido” afirmou Radler.

A “Medalha Ciola” foi criada para homenagear ao pioneirismo no desenvolvimento e divulgação das técnicas cromatográficas e relacionadas no Brasil.

Ela foi instituída pelo Comitê Científico do SIMCRO em 2010 e é patrocinada pela empresa Nova Analítica. Desde então, em cada edição do evento um pesquisador brasileiro que tenha se destacado na área é homenageado com ela.

O nome é uma homenagem e uma forma de manter viva a história do Prof. Dr. Remolo Ciola que foi o pioneiro no Brasil na área de cromatografia.

Luiz Bravo (direita), diretor da Nova Analítica e Prof. Dr.Francisco Radler de Aquino Neto (esquerda) com a medalha Ciola – Foto: Luciene Campos
Luiz Bravo (esquerda), diretor da Nova Analítica e Prof. Dr.Francisco Radler de Aquino Neto (direita) com a medalha Ciola – Foto: Luciene Campos

Após o recebimento da medalha o Prof. Radler apresentou a Conferência do Homenageado com o tema “Cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas por tempo de voo: uma ferramenta poderosa aplicada à geoquímica orgânica”, logo após a sua apresentação aconteceu a Conferência de Abertura que foi apresentada pela Prof.ª Dra. Elena Stashenko, da Universidad Industrial de Santander (UIS), que esboçou aos presentes o tema “Chromatography as a power ful tool in flower metabolomics”.

Em seguida a Sessão de Abertura foi encerrada e a exposição foi aberta com o oferecimento de um coffee break.

As principais empresas das áreas, como Waters, Agilent, Thermo, Shimatizo, Sinc do Brasil, Nova Analítica, entre outras, participaram como patrocinadoras do evento e levaram os seus lançamentos para Exposição, sendo a qualidade da mesma considerada um diferencial importante pelos visitantes.

O período da tarde iniciou-se com uma novidade, os tutoriais, que o SIMCRO trouxe com o intuito de discutir os fundamentos, a instrumentação e as aplicações de técnicas relevantes.

Ao todo foram 6 tutorais. Tutorial 01: Miniaturização em Cromatografia Líquida (micro e nano-LC) que foi coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Lanças (USP – IQSC); Tutorial 02: Cromatografia Gasosa Multidimensional – “Comprehensive GCxGC”, coordenado pela prof.ª Dra. Cláudia Zini (UFRGS – IQ);Tutorial 03: Cromatografia Líquida Multidimensional, coordenado pela Prof.ª Dra. Quézia Cass (UFSCar – IQ); Tutorial 04: LC-MS/MS, coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro dos Santos Neto (USP – IQSC); Tutorial 05: SPE – d-SPE –QuEChERS, coordenado pelo Prof. Dr. Renato Zanella (UFSC-IQ) e o Tutorial 06: Micro Técnicas de Preparo de Amostras, coordenado pelo Prof. Eduardo Carasek (UFSC – IQ).

Na sequência aconteceu o “Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras”.

Estande Agilent - Foto: Luciene Campos
Estande Agilent – Foto: Luciene Campos

O objetivo do Workshop, que é realizado desde 2012, é reunir docentes, pesquisadores, discentes e pós-graduandos das unidades de Ensino Superior e da Iniciativa Privada de diferentes áreas da ciência para discussão dos recentes avanços nas técnicas de preparo de amostras.

Alguns dos temas abordados foram: a miniaturização dos sistemas analíticos, hifenação de técnicas para automação das análises, minimização do consumo de solvente orgânico e do volume de amostra, e utilização de tecnologias ambientalmente corretas, em direção ao cuidado preventivo do meio ambiente.

O Workshop será coordenado pela Professora Dr.ª Maria Eugênia Costa Queiroz, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Departamento de Química (FFCLRP-DQ) e pelo Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Às 17h30 começou à Sessão de Discussão dos Pôsteres, com a presença dos autores em frente a seus painéis para debate com os interessados. Esta é uma atividade considerada pelos organizadores do SIMCRO como das mais importantes do evento, pois permite ampla troca de informações, experiência e projetos entre os participantes, inclusive do exterior.

Sessão de Pôster – Foto: Luciene Campos
Sessão de Pôster – Foto: Luciene Campos

As atividades técnicas do dia foram encerradas com a conclusão da Sessão de Pôsteres.

A partir das 18h30 iniciou-se o coquetel de confraternização promovido pela Nova Analítica, no qual também foi realizado o lançamento do livro Preparo de Amostras Para Análise de Compostos Orgânicos, escrito por diversos autores especialistas da área e coordenado pela Profa. Maria Eugênia C. Queiroz (FFCLRP – USP).

Segundo dia do SIMCRO – Sexta-feira (05/09)

A sexta-feira (05/09) foi iniciada com duas Conferências Plenárias: Open Tubular Liquid Chromatography: Recent Advances and Future Trends, apresentada pelo Prof. Dr. Fernando M. Lanças (USP – IQSC), seguida de Nano-LC coupledwith MS: Principles and Applications in Food and Drug Analysis, apresentada pelo Prof. Dr. Salvatore Fanali (Consiglio Nazionale delle Ricerche, Institute of Chemical Methodologies, Roma, Itália).

Após as apresentações e a discussão das perguntas formuladas pelos congressistas, a Sessão de Plenárias foi encerrada e houve um intervalo para visita à Exposição.

Em paralelo à exposição ocorreram várias outras atividades, havendo a apresentação de 12 Seminários Técnicos, coordenados pelas empresas patrocinadoras do evento.

O período da tarde iniciou-se com a apresentação de quatro Simpósios Satélites que foram organizados e coordenados por membros do Comitê Organizador.

Estande Nova Analítica - Foto: Luciene Campos
Estande Nova Analítica – Foto: Luciene Campos

O Simpósio 1.ReCAFluB I – Resíduos e Contaminantes em Alimentos, foi coordenado por Adélia Araújo, do ITEP-PB; Simpósio 2. Produtos Naturais/Fitoterápicos, foi coordenado por Luiz Alberto de Moraes, do FCFRP – USP; Simpósio 3.Técnicas Modernas em HPLC: U-HPLC, LC-capilar, LCxLC, Fast LC, foi coordenado por Isabel C. S. F. Jardim, do IQ – UNICAMP; Simpósio 4. Caracterização cromatográfica de combustíveis fósseis e renováveis e seus derivados, foi coordenado por Fátima Dutra, do CENPES – Petrobras-RJ.

Os simpósios foram todos muito concorridos e, após seu encerramento, deu-se início à mais uma Sessão de Discussão dos Pôsteres, com a presença dos autores em frente a seus painéis para debate com os interessados.

 Último dia e Encerramento do SIMCRO – Sábado (06/09)

As atividades do sábado (06/09), último dia do evento, iniciaram-se com a apresentação da Conferência Plenária Sorption-based Micro extraction Techniques – State-of-the-artand future trends, feita pelo Prof. Dr. José Manuel Nogueira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal), que foi seguida pela apresentação Decipheringthe Molecular Structure of Unknown Compounds in GCxGC/MS via Bidimensional Chemical Retention Shifts, feita pelo Prof. Dr. Jean-Marie Dimandja (Chemistry Department Spelman College, USA).

Estande Waters – Foto: Luciene Campos

Depois das apresentações e a discussão das perguntas formuladas pelos congressistas, a Sessão de Plenárias foi encerrada e seguida de um intervalo.

Após o intervalo, foram apresentados mais seis seminários técnicos cobrindo diferentes assuntos, em paralelo com a sessão de apresentação dos pôsteres.

No período da tarde, ocorreram mais quatro Simpósios Satélites. Simpósio 1. ReCAFluB II – Análise de Fármacos em Fluidos Biológicos, que foi coordenado por Eduardo Figueiredo, da UNIFAL; Simpósio 2. Técnicas Cromatográficas multidimensionais, coordenado por Fabio Augusto, da UNICAMP-IQ; Simpósio 3. Green Chemistry/Análise Ambiental, coordenado por Renato Zanella, da UFSM-IQ; Simpósio 4. Aplicações de técnicas cromatográficas e afins na análise de voláteis e semi-voláteis em bebidas, coordenado por Cláudia Zini, da UFRGS-IQ.

Estande Thermo - Foto: Luciene Campos
Estande Thermo – Foto: Luciene Campos

Os simpósios foram novamente todos muito concorridos e, após seu encerramento, deu-se início à última Sessão de Discussão dos Pôsteres.

Às 18h30 aconteceu a Sessão de Encerramento do6° Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins.

Inicialmente, foi efetuado um balanço do evento, com a apresentação do número de participantes, do número de trabalhos/pôsteres, dos simpósios. A seguir, foi efetuada a entrega de prêmios para os três melhores pôsteres de cada dia.

O melhor pôster foi “Fases estacionárias monolíticas para separações no modo HILIC usando Cromatografia Líquida Capilar“, apresentado por Mariana R. Gama,  do Instituto de Química da Unicamp, ela foi agraciada com um Tablet com todas as edições da revista Sciencia Chromatographica gravadas na memória, e foi patrocinado pela Nova Analítica.

Os pôsteres que ficaram em segundo e terceiro lugar foram premiados com livros e cursos.

Cumpridas todas as etapas programadas para o encerramento do evento, o Presidente, Prof. Lanças, agradeceu a todos os participantes, patrocinadores, expositores, colegas e membros dos Comitês Organizadores pela contribuição indispensável para o acontecimento do evento e estendeu o convite a todos para a próximo evento, e pronunciou o encerramento do SIMCRO 2014.

Sessão de Pôster – Foto: Luciene Campos

Também, no encerramento, foi anunciado que o próximo Congresso Latino Americano de Cromatografia – COLACRO, será pela primeira vez realizado fora do continente americano, em Lisboa e será coordenado pelo Prof. Dr. José Manuel Nogueira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.

Histórico do SIMCRO

O SIMCRO foi criado em 1996 com o objetivo de ser uma reunião de debates sobre os últimos desenvolvimentos na área da Ciências de Separação.

Também vale ressaltar que o SIMCRO foi criado como um fórum brasileiro complementar ao COLACRO que é um fórum latino americano que acontece a cada 4 anos no Brasil. Então, para que o país não ficasse muito tempo sem realizar uma discussão sobre a área de cromatografia os organizadores tiveram a ideia de criar um fórum que aconteceria quando o COLACRO fosse realizado em outro país. Mantendo assim a discussão sempre presente em nosso país.

Estande Sinc do Brasil – Foto: Luciene Campos

Com passar do tempo, também foi incorporado ao simpósio outros grupos de técnicas analíticas tais como: Espectrometria de Massas, Técnicas Eletroforéticas, Técnicas de Preparo de Amostra, dentre outras, transformando-se assim no Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins.

Para mais informações acesse o website do SIMCRO: www.simcro.com.br ou sua página no Facebook: facebook.com/SIMCRObr/