SBQ 2015 destacou importância da Luz para química

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realiza todos os anos uma Reunião para proporcionar o encontro da comunidade química brasileira.

sbqNeste ano a Reunião aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, entre os dias 25 e 28 de maio.

O evento é o maior em Química da América Latina, onde participam cerca de 2500 pesquisadores, incluindo professores e estudantes, com apresentações de cerca de 2200 comunicações distribuídas por áreas de atuação nas divisões científicas.

“O evento é ótimo e está evoluindo cada vez mais. Nos últimos tempos a Reunião Anual tem se transformado, de fato, em um congresso científico. Ela tem um caráter muito interessante que são atividades muito diferenciadas, desde de uma atividade para atender aluno do ensino médio até o pesquisador de alto nível de prêmio Nobel. Passando por todas as nuanças entre estes dois extremos. Então é um evento no qual a comunidade química do Brasil se reuni, independente da sua área e especificidade” destacou o Presidente sucessor da SBQ, Prof. Aldo José Gorgatti.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo atual presidente da SBQ, Prof. Dr. Adriano Defini Andricopulo, e na sequência iniciou-se conferência de Abertura, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Dias.

Medalha Simão Mathias
Medalha Simão Mathias

O professor Dias, durante o evento, também foi homenageado pela SBQ com a medalha Simão Mathias, concedida àqueles que alcançaram elevado destaque na área da química na comunidade nacional e internacional.

O Prof. Dr. Simão Mathias foi um dos quatro alunos da primeira turma do curso de química da Universidade de São Paulo (USP), sendo fundamental para o desenvolvimento da USP, lutando para obter recursos para construir o primeiro laboratório de físico-química do país.

No final da vida, fez parte do grupo de história da ciência do Departamento de História da USP. Faleceu em 25 de agosto de 1991.

Por sua grande contribuição e sua importância para o desenvolvimento da química no país, em 1997 foi instituída pela diretoria e conselho da SBQ a Medalha Simão Mathias. Que tem por objetivo homenagear personalidades que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química, em no Brasil, e por importantes contribuições à Sociedade Brasileira de Química.

“Essa é uma das maiores homenagens que nós temos na área de química, e principalmente, é a maior homenagem que a SBQ presta. Então é uma satisfação e uma honra muito grande receber uma medalha que tem o nome do Prof. Simão Mathias que teve uma contribuição enorme para a química brasileira. Às vezes é um pouco difícil descrever a emoção que eu sinto de estar sendo homenageado. Com a conferência de abertura e também com a medalha” destacou o professor Dias.

Durante o evento também foram realizadas diversas atividades voltadas para o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).

Saiba mais: 2015: O Ano Internacional da Luz

Além disse, para abranger melhor o assunto, os organizadores da SBQ 2015 utilizaram três palavras fortes para formar o tema principal da reunião: #LuzQuímicaAção.

Exposição sobre o Ano Internacional da Luz na SBQ 2015 - Foto: Luciene Campos
Exposição sobre o Ano Internacional da Luz na SBQ 2015 – Foto: Luciene Campos

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Ano Internacional da Luz”, organizada pelo Prof. Etelvino Bechara (IQ-USP, ex-presidente da SBQ) em conjunto com o Prof. Cassius V. Stevani (IQ-USP), na qual serão mostrados os vários aspectos e aplicações da luz.

A Reunião também abriu espaço para o lançamento de livros. Neste ano o número de autores que optaram por lançar seus livros na SBQ foi maior que o esperado.

Alguns foram:

• “A Essência de J”: uma história de transformações e Química” – Autores: Rochel Lago, Juliana Tristão e Daltamir Maia;

• “Introdução à Química Experimental – 2ª edição” – Autores: Roberto Ribeiro da Silva, Nerilso Bocchi, Romeu C. Rocha-Filho e Patrícia Fernandes L. Machado;

• “Princípios ativos de plantas superiores – 2ª edição” – Autores: Emerson F. Queiroz, Jean-Luc Wolfender, Kurt Hostettmann e Paulo C. Vieira

Confira a lista completa aqui.

Exposição Paralela:

Em paralelo ao Congresso Científico aconteceu a ExpoCenter, que contou com a presença das empresas patrocinadoras.

Pesquisadores, professores, alunos e todos da comunidade química brasileira visitaram os estandes das principais empresas da área e tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos trazidos por elas.

Entre elas estavam:

AB Sciex, Agilent, ANACOM Científica, Bruker do Brasil, Thermo Fisher, Allcrom, Nova Analítica, PERKINELMER, huber, SIGMA-ALDRICH Brasil, SINC do Brasil, Veolia e Waters. Confira a lista completa aqui.

Estande Nova Analitica - Foto: Luciene Campos
Estande Nova Analitica – Foto: Luciene Campos

“Os destaques da edição 2015 foram banhos e chillers da Lauda e bombas de vácuo da Vacuubrand. A Lauda, empresa alemã há 58 anos no mercado, é líder em soluções para termorregulação com alta precisão em uma ampla faixa de temperatura de -150 a +400 °C. A Vacuubrand está há mais de 50 anos no mercado, é a empresa número um em tecnologias para sistemas a vácuo e tem como prioridade oferecer a seus clientes o mais alto padrão de qualidade” destacou Michelle Franco, Marketing/Nova Analítica.

Estande da Agilent - Foto: Luciene Campos
Estande da Agilent – Foto: Luciene Campos

“Para essa edição da SBQ, a Agilent trouxe o lançamento com foco para o segmento de cromatografia, o lançamento de um segundo amostrador automático para seu sistema de cromatografia líquida Infinity II 1290 de ultra-alto-desempenho. O novo frasco de amostras encurta os ciclos de injeção, diminui as etapas de transferência e aumenta a capacidade das amostras- em pressão que vai até 1300 bar. Altamente integrado, o novo módulo combina os recursos de auto-amostrador com as opções de integrar tanto um forno de coluna quanto um resfriador de amostras. Oferece aos laboratórios analíticos a possibilidade de obter vantagens da cromatografia líquida de alta pressão, a um custo eficiente” ressaltou Priscila Lima da Agilent Technologies Brazil/Marketing.

Estande da Thermo - Foto: Luciene Campos
Estande da Thermo – Foto: Luciene Campos

“Sendo a Thermo Fisher Scientific uma empresa voltada a acelerar as pesquisas sobre ciências da vida e resolver desafios analíticos complexos, a SBQ se faz importante para nós pois é através desses eventos, onde podemos encontrar pesquisadores renomados envolvidos com várias pesquisas podemos promover nossa linha de produtos que poderão auxiliá-los. Não houve nenhuma novidade, acredito que em nosso stand houve a apresentação de mais produtos, como a Linha Molecular” explicou Manuel Alberto Martins da Silva, Gerente de Vendas- Chromatography and Mass Spectrometry Division – CMD da Thermo Fisher Scientific.

Estande da Waters
Estande da Waters

“Então esse ano a Waters está dando um destaque especial para um equipamento que chama QDA, que é um detector de massas. Esse realmente é um novo conceito que tem por objetivo é trazer todas as vantagens da detecção pura espectrometria de massas em um conceito totalmente novo. O equipamento é simples, pequeno e opera como um detector convencional de cromatografia liquida, mas trazendo os benefícios da espectrometria de massas” disse Michael Murgu, cientista Sênior da Waters.

Estande da huber - Foto: Luciene Campos
Estande da huber – Foto: Luciene Campos

“Nós trabalhamos com controle de temperatura para laboratórios, planta piloto e produção, desde de – 125 a + 425 graus e nós temos uma tecnologia hoje que ela é voltada para uso com reatores químicos. É uma tecnologia que não existe no mercado nacional e ela tem uma série de benefícios, até em comparação com os importados porque nós somos pioneiros nesta tecnologia, nós temos performance comprovada. Trata-se da tecnologia unistate, que são sistemas altamente dinâmicos que fazem rampas de cristalização, controle de reações isotérmicas, permitem o estudo calor imetrico, e proporcionam um controle altamente preciso quando utilizado nos reatores químicos o que garante maior rendimento do processo do cliente” explicou Amanda Zani, gerente de vendas da América do Sul da huber.

Todo o evento foi planejado e organizado pelas Comissões Organizadora e Científica e pelos funcionários da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), tendo como principal objetivo a participação dos químicos de todo o Brasil, cada um trazendo sua contribuição científica.