Nasa apresenta o Dream Chaser, sucessor dos ônibus espaciais

A Nasa apresentou na última quinta-feira (24/08) o Dream Chaser (caçador de sonhos, em tradução livre), sua primeira espaçonave reutilizável desde a aposentadoria dos ônibus espaciais. Ele já foi aprovado na primeira bateria de testes, e a segunda rodada acontece ainda neste ano.

Segundo o planejamento da agência espacial americana, o Dream Chaser será utilizado para o transporte de cargas e suprimentos para a Estação Espacial Internacional nos próximos anos.

Assim como os ônibus espaciais, o Dream Chaser tem lançamento vertical, mas o pouso é horizontal. A espaçonave está sendo desenvolvida pela Sierra Nevada Corporation, empresa privada que foi uma das três contratadas para servir no transporte para a Estação Espacial Internacional entre 2019 e 2024.

O Dream Chaser é relativamente pequeno, com apenas nove metros entre a cauda e o nariz, cerca de um quarto do tamanho dos ônibus espaciais, mas capaz de carregar os mesmos sete tripulantes e 5.500 quilos de carga.

“Voar frequentemente, viajar de forma segura, aterrissar na maioria das pistas de pouso e ser econômica: esses são os princípios para as espaçonaves do século XXI”, diz a Nasa, em comunicado. “Fãs desconsolados após a aposentadoria da frota de ônibus espaciais podem se animar: a próxima geração de veículos espaciais reutilizáveis está pronta para estrear”.

De acordo com a Sierra Nevada, o Dream Chaser pode ser reutilizado até 15 vezes, com aproveitamento de 90% dos componentes. Além do transporte para a Estação Espacial Internacional, a espaçonave pode ser usada para serviços em satélites e recolhimento de detritos espaciais.

Fonte: O Globo