Falar sozinho pode ser bom para o cérebro, diz estudo

Falar sozinho enquanto faz alguma coisa não é necessariamente um sinal de loucura, muito pelo contrário, talvez você seja um gênio. Um estudo realizado há algum tempo mostrou que falar sozinho pode ser excelente para o cérebro.

Quer ficar mais concentrado? Escute sua voz exterior – Imagem: iStock

O psicólogo e pesquisador Gary Lupyan reuniu 20 voluntários em um supermercado e pediu para que eles se lembrassem de alguns objetos.

Aqueles que foram orientados a pronunciar os objetos enquanto observavam tiveram mais facilidade para lembrar e encontrar eles dentro do supermercado.

Mas porque falar sozinho faz bem?

Quando você fala sozinho, está ativando seu mecanismo sensorial, facilitando o acesso a sua memória. Além de ajudar a focar em uma tarefa que está sendo realizada, falar sozinho contribui para o reconhecimento de objetos rapidamente, assim, a imagem daquilo que foi dito chega a sua mente imediatamente.

Já em momentos de estresse ou raiva, é comum murmurar coisas para si mesmo e isso ajuda a liberar a raiva, colocar os pensamentos em ordem e, consequentemente, se acalmar. Apesar de ser difícil compartilhar com outras pessoas tudo aquilo que pensamos, falar sozinho pode ser uma ótima alternativa para turbinar a memória.

Fonte: Portal Minha Vida