Cientistas desenvolveram um aplicativo de Smartphone que detecta qualquer tipo de câncer

A Universidade Estadual de Washington (WSU) desenvolveu um pequeno Gadgets, que conectado a um Smartphone é capaz de analisar até 8 amostras de forma simultânea.

O gadget já está pronto para uso em situações reais - Imagem: Divulgação
O Gadgets já está pronto para uso em situações reais – Imagem: Divulgação

Mostrando ter o potencial de ser um verdadeiro laboratório portátil, o Gadgets, criado com a liderança do professor-assistente Lei Li, da WSU, consegue detectar diferentes tipos de câncer com 99% de precisão.

O laboratório portátil usa um espectrômetro capaz de detectar a interleucina seis (IL-6), um marcador biológico que pode estar relacionado a cânceres no pulmão, fígado, de mama ou epitelial.

“O espectrômetro seria especialmente útil em clínicas e hospitais que tem um grande número de amostras, sem laboratórios no local, ou para médicos que praticam no exterior ou em áreas remotas. Eles não podem transportar um laboratório inteiro com eles. Eles precisavam de um dispositivo portátil e eficiente” explicou o pesquisador Lei Li.

Além de ser útil em hospitais e clínicas, a solução desenvolvida pela equipe de Li poderá ser usada em locais remotos que não dispõem da aparelhagem encontrada em grandes centros urbanos.

Embora outros espectrômetros adaptados a Smartphone existam, a capacidade de analisar até 8 amostras de uma só vez é o grande diferencial da solução criada pela equipe.

Inicialmente usado em ambientes de laboratório controlados, o acessório já está sendo usado em situações reais — a versão produzida até o momento é adaptada ao iPhone 5, mas já há planos de criar um modelo que funciona com qualquer aparelho da categoria.

Fonte: TecMundo