Academia Brasileira de Ciências comemora 100 anos

Com o tema “100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor”, a reunião magna e comemorativa do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi realizada em parceria com o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de maio de 2016.

feira-de-cienciasPesquisadores do Brasil e de diversos países se reuniram para apresentar estudos sobre o vírus Zika, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade.

Entre os participantes estavam Takaaki Kajita, professor da Universidade de Tóquio e ganhador do Nobel de Física de 2015, e o matemático Artur Avila, diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França) e vencedor da medalha Fields em 2014.

A reunião magna da ABC ocorreu nas instalações do Museu do Amanhã, recém-inaugurado na Praça Mauá. Houve uma exposição interativa sobre a história da ABC, apresentando alguns dos cientistas que construíram a ciência no Brasil.

Entre as atividades da ABC em seu centenário esteve também a abertura para visitas do navio de pesquisa oceânica Vital de Oliveira, operado pela Marinha e adquirido em 2015 pela Petrobras, Vale e ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O navio ficou atracado no lado esquerdo do Museu do Amanhã, de 3 a 6 de maio, das 10h às 18h. Também foi exposta parte do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Fonte: Agência FAPESP