Unicamp lança Guia dos Arquivos Históricos

Publicação oferece vasto conjunto de informações aos pesquisadores – Foto: Divulgação

Em comemoração aos seus 40 anos de fundação, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp lançou o Guia dos Arquivos Históricos, que visa dar visibilidade aos fundos e coleções sob a guarda do CLE.

Esses arquivos oferecem um vasto conjunto de informações aos pesquisadores, principalmente àqueles interessados na História da Ciência.

O acervo começou a ser constituído em 1988 e reúne 93 itens documentais (textos), oito audiovisuais (películas, DVDs e fitas cassetes) e três iconográficos (fotografias).

Os fundos e coleções são resultado da doação de seus proprietários ou familiares. Uma das coleções, por exemplo, pertencia ao físico Cesar Lattes, que foi docente da Unicamp. “Um dos filmes, que convertemos para mídia digital, mostra a construção do Laboratório de Física Cósmica do Monte Chacaltaya, na Bolívia”, relata Eliane Morelli Abrahão, supervisora dos Arquivos Históricos.

O guia traz informações básicas sobre os fundos e coleções, como o nome do produtor, o período de produção dos documentos e o tipo de documento disponível. Ele também oferece um breve currículo do seu proprietário original.

Os fundos e coleções podem ser consultados via internet, através da plataforma ICA-AtoM, programa gratuito de descrição desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos.

Fonte: Agência FAPESP