6ª edição do BrMASS começa no próximo sábado (10/12)

A 6ª edição do Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas (BrMASS 2016), será marcado pela presença de vários países Sul Americanos e Europeus, o que irá constituir o 1º Congresso Ibero Americano de MS. O BrMASS 2016 acontecerá de 10 a 14 de dezembro no Rio de Janeiro, no Windsor Barra Hotel.

O congresso surgiu em 2005, quando o professor Dr. Marcos N. Eberlin, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP e também Presidente da International Mass Spectrometry Foundation, organização que reúne as sociedades de espectrometria de massas de todos os países, teve a ideia de reunir todos os interessados em espectrometria de massa (EM) em um mesmo local.

Professor Dr. Marcos N. Eberlin no 5º Congresso BrMass - Foto: Luciene Campos
Professor Dr. Marcos N. Eberlin, fundador do BrMass, presente na 5ª edição do evento – Foto: Luciene Campos

“Em 2005 percebi que precisava reunir todas estas pessoas, para sentar e discutir projetos em colaboração, para aprender EM, porque o pessoal queria usar mais, mas não sabia muito bem o que era isso” disse Eberlin.

O BrMASS reúne vários palestrantes, grandes nomes da EM, além disso, também promove cursos para ensinar as técnicas para novos profissionais da EM. Ele também é o 3º em tamanho no mundo.

A Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas pretende promover e disseminar o conhecimento em espectrometria de massas no Brasil.

A Sociedade é composta por cientistas, pesquisadores e profissionais envolvidos na aplicação, pesquisa e desenvolvimento da espectrometria de massas em todas as suas áreas.

Atualmente, a BrMASS tem mais de 500 associados e tem promovido encontros bianuais, reunindo os principais profissionais, alunos e pesquisadores da área.

A BrMass criou uma homenagem para os pesquisadores que contribuíram para área de espectrometria de massas. A homenagem consiste na entrega de uma medalha aos vencedores. Para tanto, alguns nomes são indicados pela diretoria da sociedade e depois é realizada uma votação para escolher os três ganhadores.

Neste ano a homenagem foi feita a três grandes espectrometristas de massas, dois brasileiros e um norte-americano, que atuam ou atuaram profissionalmente nas empresas de MS aqui no Brasil. E que contribuem assim para o crescimento da área facilitando negócios e a aquisição de equipamentos modernos e adequados. São eles:

• Juarez Araújo Silveira, sócio fundador da Sinc do Brasil, empresa que atuou por 30 anos no segmento de instrumentação científica, e atualmente atua como diretor comercial da divisão analítica da Shimadzu do Brasil.

• Luiz Bravo, sócio fundador da empresa Nova Analitica e distribuidor da Thermo Scientific.

• Larry Burchfield, iniciou sua carreira em MS em 1975, trabalhando para a Finnigan e Thermo Scientific.

Confira o vídeo de divulgação da 6ª edição do Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas (BrMASS 2016) e do 1º Congresso Ibero Americano de MS.

Saiba mais: ibero2016.brmass.com.br

Fonte: Visão Ciência