13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) acontece em todo território nacional entre os dias 17 e 23 de outubro com o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

A SNTC tem por principal objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

iv-sect-ice-1
Imagem: Divulgação

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A SNTC foi estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004 e é sempre realizada no mês de outubro.

Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS).

Além disso, a SNTC também conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

VerCiência- 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV

Imagem: Divulgação

A Mostra VerCiência 2016 é um dos eventos da 13ª SNTC que escolheu “Ciência alimentando o Brasil” como tema.

O objetivo do Projeto VerCiência é promover e incentivar a disseminação da cultura científica por meio da televisão, da Internet e por outras tecnologias audiovisuais.

Os programas selecionados para as mostras anuais são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente, e como exemplos da excelência brasileira na área e entretenimento cultural de qualidade.

Será disponibilizado um conjunto de vídeos que facilitarão muitas discussões e aprofundamentos sobre o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

Acesse o site da Mostra “VerCiência SNCT 2016”: www.verciencia.com.br

Ciência que eu faço

Imagem: Divulgação

Trata-se de uma série de entrevistas em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país.

Em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTIC.

Além de depoimentos pessoais, os entrevistados falam de suas trajetórias profissionais, falam de escolhas e do despertar para uma carreira científica.

Essa é uma iniciativa do MCTIC, com o apoio do seu Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de C&T para Inclusão Social e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.

Todo o conteúdo do projeto encontra-se no site: www.acienciaqueeufaco.org

Fonte: semanact.mcti.gov.br/web/guest