SBBq 2015 discutiu conceitos de bioquímica para um mundo melhor

Neste ano a SBBq aconteceu em conjunto com 23ª Congresso IUBMB no Brasil - Foto: Luciene Campos
Neste ano a SBBq aconteceu em conjunto com 23ª Congresso IUBMB no Brasil – Foto: Luciene Campos

A 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), que aconteceu entre os dias 24 e 28 de agosto deste ano, teve em sua programação científica palestras, simpósios e apresentações de pôsteres.

Neste ano o evento aconteceu em conjunto com 23ª Congresso IUBMB no Brasil e teve como tema “Bioquímica para um Mundo Melhor”.

A SBBq foi uma excelente oportunidade para que estudantes, pós-graduandos, professores, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria se reunissem para discutir, apresentar trabalhos, trocar experiências e fazer contatos.

Além disso, a SBBq proporcionou uma atividade especial para os alunos do ensino fundamental. Coordenado pelo Prof. John T. Batista da Rocha da Universidade Federal de Santa Maria (RS), o curso oferecido aos alunos do 5º ano da Escola Municipal Olímpio Rafagnin foi realizado durante três dias.

Foto: Luciene Campos
Foto: Luciene Campos

Ao longo destes três dias, as crianças vão fazer um pão e, ao mesmo tempo vão observar e responder a pergunta “O que faz o pão crescer?”.

Os conceitos que foram trabalhados durante está atividade incluíram Biologia (células) e Química (reações químicas de liberação de gás de fermentação).

E para encerrar as crianças assistiram a uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Moacir Wajner, Departamento de Bioquímica, Genética Médica, Serviço de Porto Alegre Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada “Por que nós somos diferentes”.

Presenças ilustres

SBBq foi prestigiada pela presença de quatro agraciados pelo Prêmio Nobel de Química - Foto: Divulgação
SBBq foi prestigiada pela presença de quatro agraciados pelo Prêmio Nobel de Química – Foto: Divulgação

A reunião deste ano também foi prestigiada pela presença de quatro agraciados pelo Prêmio Nobel de Química.

O Prêmio Nobel de Química de 1988, Prof. Dr. Johann Deisenhofer, da Universidade do Texas Southwestern Medical Center. Deisenhofer foi premiado pela determinação da estrutura tridimensional do centro da reação de fotossíntese.

O Prêmio Nobel de Química de 2002, o Prof. Dr. Kurt Wüthrich, do Instituto de Pesquisa Scripps, La Jolla, CA, EUA. Wüthrich foi premiado com o Nobel pelo desenvolvimento da espectroscopia de ressonância magnética nuclear para determinar a estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas em solução.

O Prêmio Nobel de Química de 2008, o Prof. Dr. Martin Chalfie, da Columbia University Ciências Biológicas – EUA. Chalfie foi premiado pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente.

O Prêmio Nobel de Química de 2009, o Prof. Dr. Tom Steitz, da Universidade de Yale – EUA. Steitz foi premiado pelos estudos da estrutura e funcionamento dos ribossomos.

ExpoCenter

SBBq foi uma oportunidade para que as empresas patrocinadoras apresentassem os seus produtos, assim como os lançamentos e tendências do mercado - Foto: Luciene Campos
SBBq foi uma oportunidade para que as empresas patrocinadoras apresentassem os seus produtos – Foto: Luciene Campos

Além da troca de conhecimento, a reunião também foi uma oportunidade para que as empresas patrocinadoras apresentassem os seus produtos, assim como os lançamentos e tendências do mercado e assim puderam realizar bons negócios.

A exposição também foi uma excelente oportunidade para os pesquisadores interagirem com os fabricantes e se atualizarem com as novas tecnologias que poderão ajudar no desenvolvimento das suas pesquisas.

Algumas empresas que estavam presentes: Agilent, Datamed, GE Healthcare, Illumina, Life Technologies, Nova Analitica, Pensalab, Qiagen, Sartorius, Sigma Aldrich, Sinc do Brasil, Thermo Scienctifc, Veco e Waters.

Confira lista completa: www.sbbq.org.br/iubmb2015