2015: O Ano Internacional da Luz

Foi em dezembro de 2013, durante uma Assembleia Geral da UNESCO, que a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O objetivo principal da iniciativa é destacar para todo cidadão a importância da luz e das tecnologias ópticas em sua vida, para o seu futuro e para o desenvolvimento da sociedade.

Em termos científicos, “luz” abrange toda a gama de radiações eletromagnéticas, desde as ondas muito longas (ondas rádio) até as mais energéticas, correspondentes a frequências muito elevadas (como raios X e raios gama).

Inúmeras atividades estão sendo planejadas ao redor do planeta, dirigidas a audiências de todas as faixas etárias e de todos os níveis culturais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste contexto, a 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) não poderia deixar de discutir a importância da luz para a química e para a ciência em geral.

Para abranger o assunto, os organizadores da RASBQ utilizaram três palavras fortes para formar o tema principal da reunião: #LuzQuímicaAção.

Durante o evento acontecerão várias atividades relacionadas ao tema, destacando-se dois simpósios:

• Desafios e Oportunidades da Química Brasileira, coordenado pelo Prof. Adriano Andricopulo (USP, presidente da SBQ), que contará com os presidentes da American Chemical Society, Royal Society of Chemistry e Canadian Society for Chemistry;

• A Química na Arte e a Arte na Química, coordenado pelo Prof. Aldo Zarbin (UFPR, presidente sucessor da SBQ);

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além disso, também será realizada a exposição “Ano Internacional da Luz”, organizada pelo Prof. Etelvino Bechara (IQ-USP, ex-presidente da SBQ) em conjunto com o Prof. Cassius V. Stevani (IQ-USP), na qual serão mostrados os vários aspectos e aplicações da luz.

A 38ª Reunião acontece na próxima semana, em Águas de Lindóia, localizada no interior de São Paulo, entre os dias 25 e 28.

 

Todo o evento foi planejado e organizado pelas Comissões Organizadora e Científica e pelos funcionários da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), tendo como principal objetivo a participação dos químicos de todo o Brasil, cada um trazendo sua contribuição científica.