Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem foi reacreditado junto à WADA

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi reacreditado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, sigla em inglês), e poderá realizar o controle de dopagem dos 44 eventos-teste que serão realizados no Rio de Janeiro a partir de julho.

A decisão foi divulgada na última quarta-feira (13/05), em Montreal, no Canadá, durante a reunião do Conselho de Fundadores da WADA, que contou com a presença do ministro do Esporte George Hilton.

Prof. Dr.Francisco Radler de Aquino Neto - Foto: Roberto Castro/ME
Prof. Dr. Francisco Radler de Aquino Neto – Foto: Roberto Castro/ME

Com este recredenciamento, o LBCD está apto para efetuar o controle de dopagem durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro.

O LBCD existe desde 1989, integra o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) e faz parte do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para ser reacreditado pela WADA, o LBCD passou por um processo de avaliação desde agosto passado, quando passou a ocupar um prédio recém-construído na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

O local seguiu um calendário determinado pela agência, que contou com um teste pré-probatório, um período probatório, com quatro lotes de amostras enviadas pela WADA e três visitas de auditoria, além de consultoria de especialistas estrangeiros.

O LBCD é o 33º laboratório credenciado junto à WADA no mundo -Foto: Roberto Castro/ME
O LBCD é o 33º laboratório credenciado junto à WADA no mundo – Foto: Roberto Castro/ME

O LBCD é o 33º laboratório credenciado junto à WADA no mundo. Agora, ele está apto a fazer análises de qualquer amostra de sangue e urina, e assumir o controle de todas as análises de controle de dopagem do esporte brasileiro, atendendo assim às demandas da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).