Hubble completará 25 anos em abril

hubble013
Imagem registrada pelo Hubble

O telescópio Espacial Hubble, da Nasa, completará em abril 25 anos, ele é o mais importante de todos os telescópios que já foram construídos no mundo.

Ele foi projetado e construído nas décadas de 70 e 80, o Telescópio Hubble leva o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble.

Sua grande importância se deve ao fato dele estar no espaço, livre das interferências da atmosfera terrestre, o que permite que ele consiga imagens precisas de lugares distantes do universo.

O Telescópio Hubble foi lançado em 1990, equipado com lentes, espelhos e espectrômetros que podem detectar tanto a luz visível quanto a luz infravermelha.

Através dos dados gerados pelos espectrômetros, os astrônomos criam gráficos com o espectro da luz que revelam muitas informações sobre os corpos celestes.  Picos e depressões em pontos específicos desses gráficos indicam a presença de elementos como carbono, oxigênio, hidrogênio, ferro, e muito mais. Estrelas que contêm apenas hidrogênio e hélio, por exemplo, foram formadas no início do universo. Estrelas com elementos mais pesados foram formadas mais tarde, depois que suas antecessoras explodiram e semearam o universo com esses elementos.

Imagem registrada pelo Hubble
Imagem registrada pelo Hubble

Com 2,4 m de diâmetro, o Hubble não é o maior telescópio do mundo (os telescópios de Mauna Kea no Havaí, que são os maiores, têm 10 metros de diâmetro cada), mas mesmo assim, é o que consegue as melhores imagens e informações das galáxias e outros corpos celestes, principalmente os que estão distantes, além de nosso sistema solar.

O Hubble funcionou em parceria com outros observatórios para construir uma visão multifacetada do Cosmos. Ele fez físicos teóricos substituírem suas teorias por outras que explicassem os fenômenos astronômicos com muito mais detalhe.

Para comemorar os 25 anos do Hubble, a Nasa lançou uma competição em formato “mata-mata” entre as mais belas imagens já registradas pelo telescópio em sua história.

Participe:  http://hubble25th.org/education/23