Robô Philae está equipado com 11 instrumentos de análises químicas

O robô Philae, que pousou na superfície do cometa 67P/ Churyumov Gerasimenko, na última quarta-feira (12/11), está equipado com 11 instrumentos que serão utilizados para realizar as análises químicas do cometo.

Imagem ilustrativa dos instrumentos do Philae
Imagem ilustrativa dos instrumentos do Philae

O robô é um laboratório miniaturizado que enviará dados para os cientistas da agência espacial em Terra, até o final da missão em dezembro de 2015.

Entre os instrumentos do Philae estão: Um espectrômetro de massa com tecnologia de setor  magnético de dupla focalização para estudos de razão isotópica de água; um espectrômetro de massa com tecnologia de tempo de voo ( TOF ) para identificação de moléculas orgânicas; um Ultravioleta Imaging Spectrometer, que irá caracterizar a composição do núcleo do cometa; um Sistema de Análise Micro-Imaging Dust, que irá estudar o ambiente do cometa e um Visível e Infravermelho Espectrômetro de Imagem Térmica, que irá estudar a natureza do núcleo do cometa e os gases, entre outros. Saiba mais: www.esa.int/ESA

Portanto, com os instrumentos, o  robô coletará amostras do solo, fará análises e enviará fotos do núcleo,à medida que o cometa 67P continuará expelindo poeira e gelo em sua jornada rumo ao Sol.

Essas informações ajudarão os cientistas a concluir se foi o bombardeio de cometas há bilhões de anos que teria trazido água e moléculas orgânicas simples para a Terra, abrindo caminho para a vida em nosso planeta.

Pouso: Missão Rosetta

Nesta semana, pela primeira vez na história, o robô Philae pousou na superfície do cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko, a aproximadamente 500 milhões de quilômetros de distância da Terra.

O pouso foi confirmado pela Agência Espacial Europeia (ESA), em Darmstadt, na Alemanha. Trata-se de um feito inédito na história da exploração espacial, que permitirá aos cientistas ter mais informações sobre a origem da vida na Terra.

Imagem do robô Philae, que vai coletar amostras do cometa 67
Imagem do robô Philae, que vai coletar amostras do cometa 67

A missão Rosetta lançou ao espaço uma sonda e um robô em 2004.

A espaçonave percorreu cerca de 6 bilhões de quilômetros para se encontrar com o cometa.

Para comemorar o sucesso na operação, Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, afirmou que o trabalho foi “um grande passo para civilização humana e que fará diferença na história da ciência”.