37ª RASBQ discutiu o papel da química no cenário econômico atual

A 37ª Reunião Anual da Sociedade de Química (RASBQ) aconteceu entre os dias 26 e 29 de maio deste ano, no Centro de Convenções de Natal, (RN).

A 37ª RASBQ foi uma excelente oportunidade para que estudantes, pós-graduandos, professores, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria se reunissem para discutir, apresentar trabalhos, trocar experiências e fazer contatos.

A palestra de abertura foi ministrada pelo prof. Osvaldo Serra da USP de Ribeirão Preto, que apresentou uma visão geral sobre a questão das Terras Raras no Brasil.

O tema central da 37º RASBQ foi “O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade”, que foi profundamente debatido em um simpósio especial, coordenado pelo Presidente da SBQ, Prof. Vitor Francisco Ferreira, e com a participação de Dieter Miers (DECHEMA), Fernando Figueiredo (Presidente da ABIQUIM) e Martim Francisco de Olivera e Silva (BNDES).

Segundo o presidente da SBQ, é possível ter competitividade com responsabilidade.

“As indústrias químicas, os professores de química e o governo precisam estar sempre procurando melhorar a competitividade. Mas, nunca esquecer que não se pode aumentar essa competitividadeem detrimento de manter a qualidade e sustentabilidade. Temos que ter responsabilidade ambiental e social” disse.

A SBQ também recebeu em uma sessão especial o ganhador do prêmio Nobel de Química de 1996, Prof. Harold Kroto.
O professor realizou uma conferência e depois um “bate-papo” com a plateia, sobre os diferentes aspectos relacionados ao fazer ciência, e suas relações com a sociedade.

A 37ª reunião teve, ao todo, 18 conferências convidadas (com conferencistas dos EUA, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, e logicamente do Brasil); 4 sessões temáticas interdivisionais; 12 mini-cursos; 3 sessões de painéis com total de 20 painéis; 21 sessões coordenadas; 7 workshops; uma sessão de lançamento de livros; uma sessão de homenagens; assembleias divisionais e regionais; a assembleia geral ordinária, e vários eventos sociais.


O secretário geral da SBQ, Aldo José Gorgatti Zarbin, destacou a boa posição em que a química brasileira se encontra atualmente no cenário internacional.

“A química é uma das áreas mais relevantes no país, em nível mundial também é bastante reconhecida, sempre tivemos grandes nomes na química, temos um número bastante significativo de publicações” disse.

A organização feita pela Comissão Organizadora e pela coordenadora Sra. Dirce Campos, Diretora Executiva da SBQ, foi impecável.

Em paralelo à reunião ocorreu a ExpoSBQ, que é uma exposição de instrumentos e produtos para a área de química. A ExpoSBQ é uma excelente oportunidade para os pesquisadores interagirem com os fabricantes e se atualizarem com as novas tecnologias que poderão ajudar no desenvolvimento das suas pesquisas.

“A reunião tem se transformado no primeiro grande evento para os alunos de iniciação científica, que são aqueles que estão começando, estão enviando o seu primeiro trabalho agora e nós notamos que a cada ano realmente há um crescimento, aumento do número de participantes, os novos alunos entram já participando dessa etapa de pesquisa e acaba sendo o primeiro grande evento de publicação e apresentação de trabalho” destacou Evandro Kaibara, Gerente de Vendas Brasil da PerkinElmer.

aldo_jose_gorgatti

“A SBQ está focada tanto no pesquisador e como no estudante, e o estudante é o nosso cliente em potencial, porque ele é o futuro. Isso é muito importante, para marcar presença e nós estamos muito voltados para o futuro. Fazendo o que precisa ser feito agora, mas com foco no futuro” afirmou Luzia Mendes, Representante Comercial da ANACOM Cientifica.

Confira os lançamentos:

Algumas empresas aproveitaram para apresentar os seus lançamentos.

“Lançamentos em termo de equipamentos nós estamos com algumas novidades, parte da Brucker, que lançou um equipamento novo que é bastante interessante. É um Espectrômetro de Massas FTMS de altíssima resolução que chega na casa de 10 milhões de resolução, nenhum outro equipamento no mundo tem este tipo de resolução. E na parte da Shimadzu que lançou agora o GC/MS triplo quadrupolo” destacou Marcelo Borghi, gerente de vendas da SINC do Brasil.

“O lançamento do ‘Vetec stock’, que é uma linha de produtos que nós temos em estoque por conta da aquisição que nós fizemos de uma fábrica no Brasil, a Vetec. Nós adquirimos a Vetec há pouco tempo atrás e começamos um trabalho de melhoria e de adequação da Vetec ao mercado nacional. Então nós lançamos neste evento o ‘Vetec stock’, um programa de estoque local de insumos para comunidade cientifica” disse Jayme Nunes de Souza Filho, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SIGMA-ALDRICH.

“A Perkin Elmer lançou o cromatógrafo líquido acoplado a um espectrômetro de massas, onde você consegue realizar algumas análises de forma direta, sem passar pela parte de cromatografia, você faz análises in-natura, do sangue, da urina, da pele, do alimento de forma direta. É possível determinar alguns compostos orgânicos presentes nestas matrizes, eliminando assim a parte de cromatografia, economizando mais solventes, o tempo do analista, e assim a análise se torna muito mais rápida e prática” disse Evandro Kaibara, gerente de Vendas Brasil da PerkinElmer.

“Nós temos um RMN portátil, ele é o único no mundo. Este é um lançamento mundial da Thermo. Não usa qualquer tipo de gás” disse Arnaldo R. Trombini da Divisão Comercial da Charis Technologies.

A Agilent participou com a exposição de alguns instrumentos no seu estande.

“A Waters está lançando o detector Acquity QDa, que é o único detector de massas que pode ser integrado com todos os equipamentos. Usando menos espaço na bancada, menos espaço no piso e menos energia do que um espectrômetro de massas tradicional. Pela primeira vez, qualquer cientista analítico pode gerar consistentemente os dados de espectrometria de massas da mais alta qualidade, sem necessidade de qualquer treinamento especial ou especialização” destacou Marcio Athila, gerente de Vendas do Distrito Leste da Waters.

Participaram também da exposição as empresas AB Sciex, Thermo/Dionex, Nova Analitica, Allchrom, dpUnion, Buchi, Carvalhaes, Edwards, Polimate, Methron-Pensalab, entre outras, expondos os seus produtos.